Fez algum concurso e quer estimar quais são suas probabilidades de ser aprovado(a) dentro do número de vagas ofertadas? Use a calculadora desta página! As instruções se encontram logo abaixo.
Fez algum concurso e quer estimar quais são suas probabilidades de ser aprovado(a) dentro do número de vagas ofertadas? Use a calculadora desta página! As instruções se encontram logo abaixo.
COMO USAR:
Para utilizar esta calculadora, três campos devem ser preenchidos:
1-) Relação candidato/vaga (RC/V): este campo deve ser preenchido com números entre 1 e 350. Aceita-se números decimais (utilizando vírgula).
2-) Percentual da performance do candidato na prova (P): este campo deve ser preenchido com números entre 1 e 100. Aceita-se números decimais (utilizando vírgula). O percentual da performance do candidato na prova depende da pontuação obtida pelo candidato em relação à pontuação total da prova. Por exemplo, em uma prova cuja pontuação total é de 80 pontos e a pontuação obtida pelo candidato foi 60 pontos, a performance percentual deste candidato foi 75.
3-) Nível de dificuldade da prova (ND): há cinco opções de preenchimento neste campo, que são: “muito fácil”, “fácil”, “médio”, “difícil” e “muito difícil”.
Após o preenchimento destes campos, será mostrada a probabilidade (em %) de aprovação do candidato dentro do número de vagas oferecidas.
EXEMPLO DE USO:
Supondo que um candidato tenha alcançado 90 pontos em uma prova de concurso cuja pontuação máxima seja 120 pontos, ou seja, obteve uma performance de 75% (90/120). Este concurso teve uma concorrência de 12,3 candidatos/vaga e pode-se considerar que o nível de dificuldade de sua prova foi difícil. Sendo assim, os campos desta calculadora devem ser preenchidos da seguinte forma:
RC/V: 12,3
P: 75
ND: difícil
Nesse caso, o resultado percentual será 54,16. Isso significa que o candidato possui uma probabilidade de 54,16% de ser aprovado dentro do número de vagas ofertadas no edital. Observação: Se o concurso possuir mais de uma etapa, some as pontuações máximas e suas performances em todas as etapas para determinar o valor em P.
LIMITAÇÕES E CONSIDERAÇÕES REFERENTES À CALCULADORA:
- Os resultados gerados são meras estimativas baseadas em dados gerais sobre variadas distribuições de performances dos candidatos em concursos públicos, e podem não representar satisfatoriamente a realidade em alguns casos.
- Quando a relação candidato/vaga é menor que 3, os resultados gerados possuem menor grau de confiabilidade.
- Resultados maiores que 98,7% e resultados negativos devem ser desconsiderados.